Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

Noticias e outras 1.234 - sexta








Meditação/Reflexão


Fumaça não assa carne

O exemplo nobre torna fáceis os feitos mais difíceis. (J. W. Goethe, escritor alemão) 
 


Opinião

Sou 


Contabeis


Nota eletrônica amplia receita - http://www.jornalcontabil.com.br/v2/SPED-e-NF-e/80.html

NF-e já incide sobre circulação de mercadorias no Estado e deve ser instituída pela Sefin em dezembro
Com as novas tecnologias da informação, a economia brasileira está em processo de modernização tanto no que diz respeito aos mecanismos de tributação, como na contabilidade das empresas. Já posta em funcionamento pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), a nota fiscal por meio eletrônico (NF-e), já incide sobre circulação de mercadorias no Estado e, a partir de dezembro, a Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin) deve instituir a Nota Fiscal Eletrônica para Serviços.

Para o presidente da Rede Nacional de Contabilidade (RNC), o contador e advogado, Robinson de Castro e Silva, a adoção da tecnologia traz saldo positivo à economia, tendo em vista a diminuição da sonegação fiscal. Os tributos sendo pagos devidamente, mudanças devem ser sentidas por todo setores. O Fisco deve arrecadar mais, e a otimização dessa máquina pode trazer mudanças à economia local.

"No momento em que a contribuição é otimizada, uma arrecadação maior é gerada e sendo necessária uma calibragem de alíquotas para que alguns setores não entrem em estado caótico, com mudanças de preços por exemplo", explica Robinson de Castro e Silva.

Vantagens

Entre outras vantagens, a adoção dos meios eletrônicos prometem concentrar informações das empresas para os órgãos de fiscalização, e substituição livros fiscais manuais para o livro eletrônico. Mas além disso, as empresas também são beneficiadas com gastos administrativos menores. Para o diretor da RNC e empresário contábil Marcos Apóstolo, todos os lados saem ganhando com a utilização da teconologia.

"As empresas atravessaram pelo menos uma década se modernizando internamente, digitalizando dados, enquanto o Fisco não se atentava. Hoje, o Fisco acordou para essa questão e exige as informações junto ao empresário com uma infinidade de declarações. A tendência é que se diminuam o número de obrigações, diminuindo o custo administrativa. Em boa parte das empresas, um contingente de pessoal é utilizado para preencher as formalidades burocráticas, por exemplo", explica.

Novo padrão

Assim como a política fiscal se moderniza, a contabilidade também se encontra no mesmo processo. A atividade passa por um período de convergência internacional. A Lei 11.638/07 já está em vigor e o IFRS - International Financial Reporting Standards (Padrões de Relatórios Financeiros Internacionais) é realidade nos escritórios de contabilidade brasileiros. As corporações, por intermédio de seus profissionais contábeis, precisam adequar-se rapidamente às melhorias. No entanto, para Castro e Silva, esse processo de modernização caminha a passos lentos. "Estamos engatinhando diante da nova norma. Pequenas empresas ainda têm dificuldade para se adequar e o contador precisa de um tempo para se capacitar", diz. Apesar disso, os efeitos já são sentidos para grandes empresas. "A atividade contábil é realizada da mesma forma que o resto do mundo o que permite migrações para o mercado de ações". Para o empresário contábil Antonio Colares, "as novas regras também reconfiguram o papel do contador, que deve passar a ser mais valorizado".

Diário de Nordeste

 
Sou 


Curiosidades/maluquices/excentridades/Novidades/Informações?  


Qual é a maior família do Brasil?
De acordo com Arthur Nogueira Campos, da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, nenhuma instituição registrou o número de pessoas das famílias brasileiras. "Nem o IBGE conseguiria usar suas pesquisas para descobrir quais são as maiores famílias do país", explica o estudioso, "os sobrenomes, por si só, não indicam as famílias". Segundo ele, era frequente acontecerem mudanças nos sobrenomes de uma geração para outra, o que dificultava a identificação de parentesco. "Famílias de até mil pessoas vivas são muito comuns hoje", afirma.
 
 
Sou 
  
   Saúde, bem estar, serviços, qualidade de vida



Música pode ajudar a tratar dores físicas e emocionais, diz pesquisa - http://blogboasaude.zip.net/arch2010-09-12_2010-09-18.html#2010_09-13_13_51_32-119648571-0

A música pode ajudar tratar a depressão e aliviar dores físicas, segundo cientistas da Universidade Caledoniana de Glasgow, na Escócia. Utilizando uma combinação inovadora de psicologia da música e engenharia de áudio, os especialistas estão avaliando o impacto da música no tratamento de doenças.



De acordo com o pesquisador Don Knox, especialista em engenharia de áudio, o desenvolvimento da “musicoterapia” para doenças físicas e psicológicas podem levar os médicos a, no futuro, prescreverem tipos específicos de música de acordo com as necessidades individuais dos pacientes. “O impacto de um trecho de uma música sobre uma pessoa vai muito além do que o pensamos. A música expressa emoções como resultado de muitos fatores”, destacou o especialista. “Isso inclui o tom, a estrutura e outras características técnicas de um trecho. As letras também podem ter grande impacto”.



O projeto realiza uma análise detalhada de trechos de música e seu impacto nas emoções. “Estamos olhando para parâmetros como padrões rítmicos, diversidade melódica, intervalos musicais, tamanho das frases, entre outros”, explicaram os autores. “Por exemplo, a música caindo em uma categoria positiva pode ter um ritmo regular, timbre claro e um contorno bem firme ao longo do tempo”. Baseada nisso, a ideia é desenvolver programas de computador para uma abordagem de musicoterapia que influencie o humor individual e ajude no tratamento de doenças como a depressão.
 
 
Sou 

  Relaxe 


Duas senhoras idosas tomando o café da manhã num restaurante.
Ethel notou alguma coisa engraçada na orelha de Mabel e disse:
- Mabel, você sabe que está com um supositório na sua orelha esquerda???
Mabel respondeu:
- Eu tenho um supositório na minha orelha??
Ela o puxou, olhou para ele e então disse:
- Ethel, estou feliz que você tenha visto... agora eu acho que sei onde


encontrar meu aparelho auditivo... 

 
 

Noticias e outras 1.233 - quarta de manha








Meditação/Reflexão

Fumaça na baixa, sol que racha

 


Foi atravessando os rigores do inverno, que o tempo chegou à primavera. Zálkind Piatigórsky

Opinião

Sou 


Contabeis

Nova obrigação acessória da Receita tem prazo prorrogado - http://www.jornalcontabil.com.br/v2/JC-News/101.html
18 November, 2010 06:00:00
Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

Complexidade da EFD-PIS/COFINS está provocando confusão para as empresas

As complicações referentes a necessidade das empresas implantarem um sistema para emissão da EFD-PIS/COFINS, já ocasionou resultados com a prorrogação do prazo por conta do Fisco, isso em função da complexidade desta nova obrigação assessória. Em entrevista ao portal Administradores.com.br, a especialista Juliana Ono já havia falado sobre a complexidade da nova ferramente da Receita Federal.

"Em função da falta de disponibilização de muitas informações pela Receita Federal, já esperávamos que ocorresse a prorrogação dos prazos, e mesmo com isso as empresas obrigadas deverão correr para se adequarem e para terem um treinamento específico para preencher os documentos.", alerta Welinton Mota, diretor tributário da Confirp Contabilidade.

Assim, a EFD-PIS/COFINS será exigida para fatos geradores a partir de abril de 2011 e não mais a partir de 1º de janeiro. Para este caso será prorrogado o prazo de início da obrigatoriedade e não apenas o de entrega, como é normal. Com isso a primeira entrega se dará em 07 de junho de 2011.

"Diferente do que ocorria com o SPED Contábil, Fiscal e a NF-e, para essa nova obrigação será necessária uma parametrização complexa de sistema, onde falhas podem levar a erros tributários. Será necessário passar informações sobre créditos de PIS e COFINS, e esses dados variam a cada situação, de modo que as empresas que não estiverem bem treinadas poderão errar tudo", explica Welinton Mota.

Os resultados destes erros segundo o diretor da Confirp serão os mais variados. "Podem ocorrer pagamentos indevidos, pagamentos menores, maiores ou o não pagamento, em todos estes a empresa terá algum tipo de prejuízo". Isso porque o cálculo do PIS/COFINS, e dos créditos destes, serão feitos separando cada item que constará na Nota Fiscal, tanto para crédito, quanto para débito. Ou seja, a apuração do PIS/COFINS passará a ser feito por item da nota fiscal, seja para as empresas do lucro real ou presumido.

A fiscalização será eletrônica e apontará as inconsistências nas informações transmitidas, como erro nas alíquotas de IPI, erro na situação tributária do PIS/COFINS, créditos indevidos de PIS/COFINS, entre outros.

A EFD-PIS/COFINS é mais um importante passo para a informatização de sistema de tráfego de informações tributárias com a implantação do processo de escrituração fiscal digital para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), também conhecido como EFD-PIS/COFINS ou SPED-PIS/COFINS. Com início programado para o próximo ano.

"Esse avanço é mais do que uma forma do Fisco fechar o certo aos sonegadores, representando no caminho natural de modernização nas trocas de informações entre corporações e Receita Federal, o que permitirá o envio de dados de forma muito mais ágil e segura", detalha Welinton Mota.

O não cumprimento da transmissão mensal das informações ao Sistema Público de Escrituração Digital até o quinto dia útil do segundo mês subsequente à escrituração, ocasionará multa no valor de R$ 5 mil por mês-calendário ou fração de mês por aquelas que não cumprirem a exigência.

É importante frisar que a data de início é apenas para as empresas submetidas ao Acompanhamento Econômico-Tributário Diferenciado, que estão sujeitas à tributação do Imposto de Renda (IR) com base no lucro real.
Adicionar para: Add to your del.icio.us del.icio.us | Digg this story Digg
Comentários (0 postado):
Poste seu comentário comment
Seu nome:
Seu e-mail:
Seu website:
 

ttp://www.jornalcontabil.com.br/v2/JC-News/101.html
Sou 


Curiosidades/maluquices/excentridades/Novidades/Informações?  



Por que o pum e as fezes cheiram mal se os alimentos que ingerimos têm cheiro agradável?
O médico gastroenterologista Erkki Larsson explica que no intestino grosso há inúmeras colônias de bactérias (não patogênicas), que atuam na digestão final dos alimentos. Elas produzem uma série de elementos úteis, que são absorvidos pelo organismo. "Porém, esta decomposição pela ação bacteriana produz vários tipos de gases, como indol, escatol e componentes sulforados, estes sim responsáveis pelo odor dos flatos", justifica.

Sou 
  
   Saúde, bem estar, serviços, qualidade de vida


Caminhada diária mantém o corpo e a mente jovens, confirma pesquisa - http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8673

14 de setembro de 2010 (Bibliomed). Todos sabem que caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, retardando sinais de envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.

“Os padrões de conectividade diminuem quando ficamos mais velhos”, escreveu o pesquisador Arthur F. Kramer na edição de setembro da revista Frontiers in Aging Neuroscience. “As redes não são tão bem conectadas para apoiar as coisas que fazemos, como dirigir. Mas descobrimos que, em função do condicionamento aeróbico, as redes se tornam mais coerentes”, acrescentou o coordenador do estudo.

Na pesquisa, os especialistas acompanharam, por um ano, 70 adultos com idades entre 60 e 80 anos. E notaram que aqueles que faziam caminhadas regularmente tiveram muitos benefícios, comparados aos sedentários, não apenas fisicamente, mas nas medidas da função cerebral. “O grupo aeróbico apresentou melhorias na memória, atenção e em diversos outros processos cognitivos”, explicou o pesquisador. “À medida que os idosos no grupo da caminhada ficavam mais em forma, a coerência entre as diferentes regiões na rede aumentava de forma similar àqueles de 20 anos de idade”, completou.

Entretanto, segundo os autores, os resultados não acontecem do dia para a noite. Os efeitos no cérebro só começaram a ser observados no grupo de idosos que faziam caminhadas após 12 meses de prática. Por isso, os especialistas recomendam que, por ser uma atividade aparentemente simples, a caminhada seja adotada como hábito de saúde, principalmente pelos idosos.

“Quando caminhamos, integramos estímulos visuais, auditivos, assim como sinais vindo das articulações e músculos, em relação a onde o pé está, o nível de força, e coisas como essas”, destacou a médica Lynn Millar, especialista em medicina esportiva. “É o velho conceito: se você não usa, você perde. Para que algo seja benéfico, precisamos fazê-lo repetidamente, e caminhar é uma atividade de repetição”, concluiu a especialista.

Fonte: Frontiers in Aging Neuroscience. 26 de agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

 

Sou 


  Relaxe 




Uma velhota, durante a missa, inclina-se e diz ao ouvido do seu marido:
- Acabo de soltar um pum silencioso. Que achas que devo fazer?
O velho responde?
- Agora nada. Mas quando sairmos vamos comprar pilhas novas para o teu aparelho auditivo.

ou 

Noticias e outras 1.232 - segunda de tarde








Reflexão - Meditação


Filho de onça já nasce pintado

  Viver ou juntar dinheiro? - http://br.dir.groups.yahoo.com/group/traicaopelanet/message/494 - (Max Gehringer)

Há determinadas mensagens que, de tão interessantes, não precisam nem sequer de comentários.
Como esta, que recebi certa vez.
"Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico.
Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais.
Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais.
E assim por diante. Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas.
Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário.
Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas das viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei.
Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.
Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na conta bancária.
É claro que não tenho esse dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que esse dinheiro me permitiria fazer?
Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas
as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre.
Gastei meu dinheiro com prazer e por prazer.
E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz.
Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida."
Opinião
Sou 


Contabeis

Inteligência tributária: o vento levou - http://www.jornalcontabil.com.br/v2/Artigos/103.html - João Carlos Sehn - Industrial em Pelotas/RS - dersehn@dersehn.com.br

Palhaçada, retrocesso, titica e outras coisas mais. Isso é o mínimo que o contribuinte industrial tem a dizer sobre o pagamento antecipado da Substituição Tributária (ST), quando o destino da venda for outro estado. É a penalização pelo crime de vender fora das cercanias. E o veredicto é culpado! O circo é tanto que tem que ser esmiuçado para a população entender. Vejam o exemplo: a minha indústria recebe pedido de uma loja de Santa Catarina. A ST tem que ser paga para a mercadoria entrar naquele estado (?). Analiso o pedido e calculo a ST. Ligo para o lojista para saber quem irá pagar a coisa (questionamento que surgiu por conta do novo tributo). Caso o lojista assuma, ele tem que entrar no site da Secretaria da Fazenda, encontrar o link adequado, preencher todos os dados solicitados e emitir o boleto, em impressora a laser por causa do código de barras. Ir ao banco obviamente porque não tem mais nada importante para fazer, das 11 às 16 horas. Apreciar uma linda fila, efetuar o pagamento, retornar para a loja e transmitir o documento para a minha empresa, via fax ou e-mail, para eu poder liberar a encomenda. E se o pagamento ficar por conta da minha indústria, eu ou o meu funcionário deveremos seguir o mesmo ritual (o Zé aqui também não tem mais nada para fazer).

Imaginem agora vários pedidos durante o dia, de cidades e estados diferentes. Imaginem também o pânico que é quando algum pedido chega com urgência e próximo ou depois das 16 horas (fechamento dos bancos). Lembrete: o canhoto fornecido pelas lotéricas não é aceito porque a tinta usada desaparece em poucos anos. Perguntas singelas: os que criaram essa odisseia têm ou não têm titica na cabeça? E por que não podemos pagar no mês subsequente, como fazemos com outros impostos, e tudo num único dia conforme a atividade econômica de cada empresa? 

Curiosidades/maluquices/excentridades/Novidades/Informações?  


Como se formam as lagoas?
Ricardo Hirata, geólogo e professor de Hidrogeologia do Instituto de Geociências da USP, explica que as lagoas são formadas pelo represamento de um fluxo de água superficial. Em outras palavras, basta acontecer um barramento em um fluxo (como o de um rio), que a água passa a se acumular em determinado local. Este fenômeno é consequência de eventos geológicos ou tectônicos, como um terremoto. Hirata acrescenta que, para continuarem existindo, as lagoas devem ser alimentadas de alguma forma. "Algumas recebem o deságue de rios. Há aquelas que são reservatórios da água dos lençóis freáticos e as que captam neve, água de chuvas e degelos".
  
   Saúde, bem estar, serviços, qualidade de vida

Uma única sessão de massagem é capaz de melhorar a imunidade, mostra estudo - http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/09/09/uma-unica-sessao-de-massagem-e-capaz-de-melhorar-a-imunidade-mostra-estudo.jhtm

Pesquisadores do departamento de psiquiatria e neurociências do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles (EUA), descobriram que uma simples sessão de massagem é capaz de melhorar a imunidade de uma pessoa.

Segundo os pesquisadores, cerca de 9% dos adultos que residem nos EUA passaram por ao menos uma sessão de massagem no último ano. "As pessoas sempre buscaram a massagem como parte de uma vida saudável, mas até agora não havia provas de que a terapia pudesse melhorar a resposta imunológica", explica Mark Rapaport, médico responsável pelo departamento.

A pesquisa avaliou dois grupos: um deles, com 29 pessoas, foi submetido a 45 minutos de massagem sueca (parecida com a massagem clássica ou relaxante que conhecemos no Brasil) e o outro, de 24 pessoas, recebeu apenas toques leves no corpo. Todos os participantes tiveram amostras de sangue coletado cinco minutos antes da sessão, e 5, 10, 15, 30 e 60 minutos após a massagem.

O grupo que recebeu a massagem sueca apresentou, entre outras alterações, mudanças significativas no nível de leucócitos (glóbulos brancos do sangue) e uma redução nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

O estudo será publicado na edição de outubro do Journal of Alternative and Complementary Medicine.


  Relaxe 


Tony chega em casa chorando. O pai, preocupado, chama o filho e pergunta qual é o problema:
- O professor, papai... ele me chamou de mafiosinho...
O pai fica irritado. Que direito tinha o professor de chamar seu filho de mafioso? Nervoso, exclama:
- Amanhã mesmo irei falar com o professor e ensinar-lhe a não chamar você de mafiosinho!
O garoto enxuga as lágrimas do rosto e fala para o pai:
- Obrigado, pai. Mas faça com que pareça um acidente, sim?