Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

Noticias e outras 1.233 - quarta de manha








Meditação/Reflexão

Fumaça na baixa, sol que racha

 


Foi atravessando os rigores do inverno, que o tempo chegou à primavera. Zálkind Piatigórsky

Opinião

Sou 


Contabeis

Nova obrigação acessória da Receita tem prazo prorrogado - http://www.jornalcontabil.com.br/v2/JC-News/101.html
18 November, 2010 06:00:00
Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

Complexidade da EFD-PIS/COFINS está provocando confusão para as empresas

As complicações referentes a necessidade das empresas implantarem um sistema para emissão da EFD-PIS/COFINS, já ocasionou resultados com a prorrogação do prazo por conta do Fisco, isso em função da complexidade desta nova obrigação assessória. Em entrevista ao portal Administradores.com.br, a especialista Juliana Ono já havia falado sobre a complexidade da nova ferramente da Receita Federal.

"Em função da falta de disponibilização de muitas informações pela Receita Federal, já esperávamos que ocorresse a prorrogação dos prazos, e mesmo com isso as empresas obrigadas deverão correr para se adequarem e para terem um treinamento específico para preencher os documentos.", alerta Welinton Mota, diretor tributário da Confirp Contabilidade.

Assim, a EFD-PIS/COFINS será exigida para fatos geradores a partir de abril de 2011 e não mais a partir de 1º de janeiro. Para este caso será prorrogado o prazo de início da obrigatoriedade e não apenas o de entrega, como é normal. Com isso a primeira entrega se dará em 07 de junho de 2011.

"Diferente do que ocorria com o SPED Contábil, Fiscal e a NF-e, para essa nova obrigação será necessária uma parametrização complexa de sistema, onde falhas podem levar a erros tributários. Será necessário passar informações sobre créditos de PIS e COFINS, e esses dados variam a cada situação, de modo que as empresas que não estiverem bem treinadas poderão errar tudo", explica Welinton Mota.

Os resultados destes erros segundo o diretor da Confirp serão os mais variados. "Podem ocorrer pagamentos indevidos, pagamentos menores, maiores ou o não pagamento, em todos estes a empresa terá algum tipo de prejuízo". Isso porque o cálculo do PIS/COFINS, e dos créditos destes, serão feitos separando cada item que constará na Nota Fiscal, tanto para crédito, quanto para débito. Ou seja, a apuração do PIS/COFINS passará a ser feito por item da nota fiscal, seja para as empresas do lucro real ou presumido.

A fiscalização será eletrônica e apontará as inconsistências nas informações transmitidas, como erro nas alíquotas de IPI, erro na situação tributária do PIS/COFINS, créditos indevidos de PIS/COFINS, entre outros.

A EFD-PIS/COFINS é mais um importante passo para a informatização de sistema de tráfego de informações tributárias com a implantação do processo de escrituração fiscal digital para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), também conhecido como EFD-PIS/COFINS ou SPED-PIS/COFINS. Com início programado para o próximo ano.

"Esse avanço é mais do que uma forma do Fisco fechar o certo aos sonegadores, representando no caminho natural de modernização nas trocas de informações entre corporações e Receita Federal, o que permitirá o envio de dados de forma muito mais ágil e segura", detalha Welinton Mota.

O não cumprimento da transmissão mensal das informações ao Sistema Público de Escrituração Digital até o quinto dia útil do segundo mês subsequente à escrituração, ocasionará multa no valor de R$ 5 mil por mês-calendário ou fração de mês por aquelas que não cumprirem a exigência.

É importante frisar que a data de início é apenas para as empresas submetidas ao Acompanhamento Econômico-Tributário Diferenciado, que estão sujeitas à tributação do Imposto de Renda (IR) com base no lucro real.
Adicionar para: Add to your del.icio.us del.icio.us | Digg this story Digg
Comentários (0 postado):
Poste seu comentário comment
Seu nome:
Seu e-mail:
Seu website:
 

ttp://www.jornalcontabil.com.br/v2/JC-News/101.html
Sou 


Curiosidades/maluquices/excentridades/Novidades/Informações?  



Por que o pum e as fezes cheiram mal se os alimentos que ingerimos têm cheiro agradável?
O médico gastroenterologista Erkki Larsson explica que no intestino grosso há inúmeras colônias de bactérias (não patogênicas), que atuam na digestão final dos alimentos. Elas produzem uma série de elementos úteis, que são absorvidos pelo organismo. "Porém, esta decomposição pela ação bacteriana produz vários tipos de gases, como indol, escatol e componentes sulforados, estes sim responsáveis pelo odor dos flatos", justifica.

Sou 
  
   Saúde, bem estar, serviços, qualidade de vida


Caminhada diária mantém o corpo e a mente jovens, confirma pesquisa - http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8673

14 de setembro de 2010 (Bibliomed). Todos sabem que caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, retardando sinais de envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.

“Os padrões de conectividade diminuem quando ficamos mais velhos”, escreveu o pesquisador Arthur F. Kramer na edição de setembro da revista Frontiers in Aging Neuroscience. “As redes não são tão bem conectadas para apoiar as coisas que fazemos, como dirigir. Mas descobrimos que, em função do condicionamento aeróbico, as redes se tornam mais coerentes”, acrescentou o coordenador do estudo.

Na pesquisa, os especialistas acompanharam, por um ano, 70 adultos com idades entre 60 e 80 anos. E notaram que aqueles que faziam caminhadas regularmente tiveram muitos benefícios, comparados aos sedentários, não apenas fisicamente, mas nas medidas da função cerebral. “O grupo aeróbico apresentou melhorias na memória, atenção e em diversos outros processos cognitivos”, explicou o pesquisador. “À medida que os idosos no grupo da caminhada ficavam mais em forma, a coerência entre as diferentes regiões na rede aumentava de forma similar àqueles de 20 anos de idade”, completou.

Entretanto, segundo os autores, os resultados não acontecem do dia para a noite. Os efeitos no cérebro só começaram a ser observados no grupo de idosos que faziam caminhadas após 12 meses de prática. Por isso, os especialistas recomendam que, por ser uma atividade aparentemente simples, a caminhada seja adotada como hábito de saúde, principalmente pelos idosos.

“Quando caminhamos, integramos estímulos visuais, auditivos, assim como sinais vindo das articulações e músculos, em relação a onde o pé está, o nível de força, e coisas como essas”, destacou a médica Lynn Millar, especialista em medicina esportiva. “É o velho conceito: se você não usa, você perde. Para que algo seja benéfico, precisamos fazê-lo repetidamente, e caminhar é uma atividade de repetição”, concluiu a especialista.

Fonte: Frontiers in Aging Neuroscience. 26 de agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

 

Sou 


  Relaxe 




Uma velhota, durante a missa, inclina-se e diz ao ouvido do seu marido:
- Acabo de soltar um pum silencioso. Que achas que devo fazer?
O velho responde?
- Agora nada. Mas quando sairmos vamos comprar pilhas novas para o teu aparelho auditivo.

ou 

Nenhum comentário:

Postar um comentário